data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Luciano Sampaio (Divulgação)
Com o objetivo de levar mais cor ao Bairro Tomazetti, uma parceria entre o líder comunitário Luciano Falcão de Sampaio e o Rotary Club Dores Santa Maria resultou em um projeto junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Ione Medianeira Parcianello. A ação "Pintura Solidária" revitalizou o muro da instituição e contou com a participação da comunidade.
Segundo o presidente do Rotary, Moacir da Rosa Alves, o esboço dos desenhos foi feito ainda em sala de aula, dentro de uma proposta pedagógica, durante o ano letivo. Os alunos da escola apontaram o que gostariam de ver no muro.
VÍDEO: há quatro anos, voluntário faz consertos na Escola Lívia Menna Barreto
_ O design Braziliano (Antonio José dos Santos Filho) foi nosso parceiro nesse projeto. Ele fez um memorial descritivo, com o material dos alunos, e fez todo o contorno no muro para que a pintura fosse feita _ conta Moacir.
A iniciativa do Rotary Club de Santa Maria Dores, que foi batizada de Projeto Pintura Solidária, baseia-se na escolha da entidade que vai ser agraciada com a ação e a busca de parceria para a arrecadação de tintas junto a lojas do ramo e construtoras, inclusive como forma de evitar o desperdício e, até mesmo, o descarte inadequado ou irregular de tintas, rolos e pincéis.
Para o líder comunitário Luciano Sampaio, desde que os desenhos foram feitos, o bairro ganhou mais cor e que é possível ver nas pessoas a alegria do resultado do projeto:
_ Antes, o muro não tinha cor, não tinha vida. Quando terminamos, o ônibus parou aqui na frente, a pedido dos passageiros, para que pudessem fazer foto. É uma recompensa maravilhosa presenciar isso.
A finalização da pintura do muro foi celebrada com uma confraternização, que reuniu alunos, professores, pais e voluntários que atuaram no projeto.